terça-feira, 16 de abril de 2013

Percepção dos problemas globais difere entre países emergentes e desenvolvidos

Mais uma pesquisa mostra como a grande mídia e a cabeça dos brasileiros andam por caminhos diferentes
Pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) avaliou a percepção da população global quanto ao principal problema que o mundo enfrenta atualmente.
Com mais de 57 mil entrevistas em 56 países, o estudo aponta uma clara diferença de opinião entre os países desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.
Nos países ricos, a percepção é de que a condição econômica global é a maior preocupação. Já para as nações pobres e emergentes, os problemas sociais figuram como as maiores preocupações.
O Brasil é o país no mundo onde as preocupações sociais pesam mais: 54% das respostas são relativas a estas questões.
 
Drogas preocupam brasileiros
No Brasil, a ideia de que as drogas/tráfico sejam o principal problema do país é apontada por 31% dos entrevistados. Em segundo lugar, com 18%, está a preocupação com o crime/violência. Abaixo a lista das preocupações brasileiras comparadas com as respostas da média global:



Medo da economia
Dentre as nações onde as preocupações econômicas superam as sociais, os 10 países mais preocupados são encabeçados pela Espanha, onde 63% das respostas são relativas a questões econômicas. Observa-se ainda que o único país não europeu desta lista é os EUA.
Enquanto isso, no Brasil, o tema preferido dos jornalões é a suposta volta desenfreada da inflação e a necessidade de se elevar os juros...
Com informações do IBOPE.