terça-feira, 12 de março de 2013

Cai a ociosidade na indústria, informa pesquisa da CNI

Atividade industrial está
em trajetória de recuperação
moderada.
Foto: Internet
Horas trabalhadas também cresceram em janeiro
A indústria brasileira começou 2013 com indicadores positivos. A utilização da capacidade instalada aumentou para 84% em janeiro, na série com ajuste sazonal, conforme dados apurados pela Confederação Nacional da Indústria - CNI.
O crescimento só foi menor que o registrado em março de 2010 e em maio de 2006.
O número de horas trabalhadas na produção também cresceu em 0,8% na comparação entre janeiro e dezembro. Foi o maior aumento dos últimos cinco meses,
A volta da utilização da capacidade instalada em patamares elevados é um sinal muito positivo. Indica que a indústria está em uma trajetória de recuperação, ainda que moderada na avaliação dos economistas.
Os dados do mercado de trabalho, no entanto, não acompanharam a expansão. Na série, o emprego caiu 0,2%, a massa real de salários recuou 1,8% e o rendimento médio real dos trabalhadores teve queda de 0,4% na comparação de janeiro com dezembro.
A tendência, entretanto, na opinião dos economistas da CNI é que esses indicadores voltem a crescer.
Trata-se de uma boa notícia.  Vencer as dificuldades econômicas este ano é o maior desafio da presidenta Dilma Rousseff que tem feito um enorme esforço neste sentido. Resta esperar que, com o ambiente favorável que a presidente vem criando, especialmente com a desoneração da produção, o empresariado invista no País no volume que o País precisa.
Fonte: CNI

Acesse matéria sobre o assunto no site da CNI.