quarta-feira, 20 de março de 2013

Aprovação do governo Dilma Rousseff alcança recorde de 63%, informa pesquisa CNI-Ibope

A percepção positiva dos brasileiros em relação ao governo é resultado da baixa taxa de desemprego, do foco nas políticas sociais e do carisma pessoal da presidente
A Pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria-CNI divulgada ontem revelou um cenário muito positivo para o governo da presidenta Dilma Rousseff.
A boa aprovação de Dilma não é surpresa.
A presidenta vem apresentando bons índices de aprovação desde o início do seu mandato. A novidade é que, pela primeira vez, o percentual que considera o atual governo melhor que o de Lula (20%) é maior do que o que considera o contrário (18%). Na pesquisa de dezembro, 21% considerava o governo Lula melhor, e 19% considerava o de Dilma melhor. Para 61% dos brasileiros, o governo Dilma é igual ao do ex-presidente Lula.
No geral, o governo da presidenta Dilma Rousseff é aprovado por 63% dos brasileiros. Para 29% dos entrevistados o governo é regular e apenas 7% o consideram ruim ou péssimo. É, sem dúvida, um belo início de ano para a presidenta.
Outros índices me chamam mais a atenção por revelarem a consistência da aprovação de Dilma.
Entre eles:
  • A confiança na presidenta subiu: de 73% em dezembro para 75% (contra 60% de Lula e 68% de FHC no mesmo período de seus mandatos);
  • A aprovação pessoal de Dilma oscilou um ponto positivo: de 78% para 79%, dentro da margem de erro. Somente 17% dos entrevistados desaprovam o modo como a presidenta governa;
  • A taxa daqueles que desaprovam a política para os impostos caiu de 65% para 60%, enquanto o percentual dos que aprovam subiu de 30% para 36%;
  • Os números para o combate à inflação também melhoraram: de 45% para 48%;
  • A desaprovação à taxa de juros caiu de 51% para 50%;
  • A aprovação da saúde subiu de 25% para 32% e a desaprovação caiu de 76% para 67%;
  • Na educação, a aprovação foi de 43% para 47% e a desaprovação de 56% para 50%;
  • As ações de combate à fome e à pobreza têm aprovação de 64% dos entrevistados;
  • As ações em defesa do meio ambiente têm 57% de aprovação;
  • O combate ao desemprego tem 57% de aprovação.
Finalmente, esses números ocorrem apesar do “pibinho”, da alta da gasolina e outros combustíveis, do terrorismo praticado pela mídia sobre baixos investimentos e ameças inflacionárias, etc.

Aposto na manutenção e ampliação dos índices de aprovação da Presidenta e concordo com as considerações do analista do IBOPE, Renato da Fonseca.
Em primeiro lugar, Dilma é, a seu modo, carismática. Não é popular, no sentido que Lula é. Mas conquistou os brasileiros com seu modo forte de comandar, sem deixar de mostrar grande sensibilidade como no caso da tragédia em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Uma mãe firme e boa. Eis a sua imagem profunda.
Em segundo lugar, apesar da crise, o país continuará a sustentar baixas taxas de desemprego bem como a melhor a renda.
Finalmente, Dilma está decidida a aprofundar as políticas de combate à miséria, via os programas sociais, e de incentivo à competitividade nacional, com ações como as de desoneração da produção, da cesta básica e outras.
Com tudo isso, é de se esperar que a pancadaria sobre o governo aumente. Dilma é candidata forte, muito forte para 2014.
Acesse aqui a página da CNI.
Baixe a pesquisa na íntegra a pesquisa CNI/IBOPE Avaliação do governo/março 2013.