segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Seds muda fórmula de cálculo e registro de violência aumenta no estado

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de
Carvalho Ferraz, divulgou os números da
criminalidade vem Minas.
Credito: Osvaldo Afonso/Seds.
Em Contagem, número de crimes violentos estava subestimado
O secretário de Estado de Defesa Social - Seds, Rômulo de Carvalho Ferraz, apresentou, na última quarta-feira (23), o balanço da evolução dos índices de criminalidade em Minas Gerais no ano passado.
De acordo com os dados apresentados, no comparativo 2011/2012 houve um crescimento de 8,6% no número de registros de Crimes Violentos no estado. A criminalidade teria crescido principalmente no interior. Das 28 cidades mineiras com mais de 100 mil habitantes, 19 apresentaram alta nos homicídios. Em 16 delas a elevação teria sido superior a 10%. Poços de Caldas, no Sul de Minas, seria o caso mais gritante. Naquele município, o registro da ocorrência de assassinatos passou de dois em 2011 para 12 em 2012 – crescimento de 500%.
O noticiário, é claro, registrou o aumento dos números no tom de costume.
De minha parte, prefiro ter mais cuidado na análise. Isso por uma razão muito importante.
A Seds mudou a metodologia de apuração
Até 2010 eram computados apenas os registros efetuados pela Polícia Militar. A partir do ano passado, as estatísticas passaram a ser extraídas do chamado Registro de Eventos de Defesa Social - Reds, um sistema que integra os bancos de dados das polícias Militar e Civil.
Com a  incorporação dos registros efetuados em 2011 pela Polícia Civil, o número de Crimes Violentos registrados cresceu em mais 8.151 casos, ou 12,4% do total computado no estado naquele ano. A criminalidade cresceu? Provavelmente. Mas, sobretudo, cresceu a capacidade de registros da Seds.
A nova metodologia, além disso, passou a contemplar sete tipos de crimes considerados violentos, contra apenas quatro tipificados na metodologia anterior. Passaram a ser registradas as ocorrências para Homicídio Consumado, Homicídio Tentado, Sequestro e Cárcere Privado, Roubo Consumado, Extorsão Mediante Sequestro, Estupro Consumado e Estupro Tentado.
Nova metodologia da Seds é melhor
Houve, portanto, um duplo aperfeiçoamento da capacidade de registro: na ampliação da base de dados e na inclusão de novos indicadores criminais.
A Seds se tornou mais sensível e isso é bom. Melhor ainda que se disponha a dar publicidade aos dados, facilitando a vida dos gestores e alertando as comunidades. Afinal, não é possível governar bem com base em números irreais.
Era o que acontecia, provavelmente, em Poços de Caldas. Dados inconsistentes acalentavam o sono tranquilo das autoridades locais, civis e militares. Agora terão que lidar com um pesadelo. O mesmo vale para todos os administradores municipais. Os dados que vinham sendo divulgados não merecem mais qualquer confiança.
Dados anteriores não valem mais
A Seds, com base na nova metodologia, revisou a série histórica publicada em 2011. Os números relativos ao período entre 2004 (data de início da apuração) e 2010 foram mantidos, já que não há como revê-los. Mas os números para 2011 foram atualizados. Com isso, o quadro mudou para pior. Inclusive em Contagem.
O caso de Contagem
Na metodologia anterior, nossa cidade havia fechado o ano de 2011 com 5.631 casos registrados de Crimes Violentos, conforme divulgado pela Prefeitura via o jornal Prefeitura Faz. Esse número já era ruim pois revertia uma tendência de queda nos índices que vinha se aprofundando desde 2004. Em 2010, ponto mais positivo da curva, haviam sido registrados aqui 5.146 Crimes Violentos de acordo com a Prefeitura. O relatório atual da Seds registra um número menor: 5.121.
Mas, nas contas da nova metodologia, em 2011, os Crimes Violentos em Contagem cresceram em 881 casos. Das difundidas 5.631 ocorrências, fomos para 6.512 e chegamos, em 2012, a 7.542. Trata-se de um crescimento exponencial de 1.911 casos em apenas dois anos e que nos devolve aos mesmos patamares de 2007, num recuo de cinco anos em termos estatísticos.
Evolução de crimes violentos em Contagem – 2004 a 2011, segundo o velho método (Jornal Prefeitura Faz 47)
Evolução de crimes violentos em Contagem – 2004 a 2011, segundo o novo método (Informativo dos Índices de Criminalidade de Minas Gerais 2012)
Isso é ruim, muito ruim, para a cidade. Não sabemos, como já disse, se a criminalidade realmente aumentou ou se apenas a capacidade de registro foi melhorada. De qualquer forma, é importante que a Prefeitura se pronuncie. Com a palavra, o amigo Zé Rodrigues.
Acesse o relatório completo da Seds, Informativo dos Índices de Criminalidade de Minas Gerais 2012.