quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Rio inaugura escola sem salas, turmas ou séries

Imagens do interior da escola André Urani
Foto: Projeto Gente (Divulgação)
Projeto Gente desafia modelo tradicional de educação
A secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro vai iniciar, nas próximas semanas, um experimento educacional que parece bastante avançado e inovador. Cerca de 180 crianças e jovens da Rocinha vão participar do projeto Gente, acrônimo para Ginásio Experimental de Novas Tecnologias, na escola Municipal André Urani.
O projeto poe abaixo às fórmulas tradicionais de educação. A escola foi reformada para comportar a nova proposta e perdeu paredes e salas de aula com carteiras e crianças enfileiradas. Também não haverá séries. As velhas lousas serão substituídas por tabletes. Os professores tradicionais darão lugar a mentores.
Nesta proposta, cada aluno terá um itinerário de aprendizado pessoal e será responsável por escolher a forma como o conteúdo lhe será entregue – videoaulas, leituras, atividades individuais ou em grupo. Esse itinerário tem como ponto de partida um diagnóstico de habilidades pessoais, que será feito assim que chegarem ao Gente. O raio-X  inclui tanto o que já apreenderam do conteúdo tradicional quanto suas habilidades não cognitivas, como comunicação, senso crítico e autoria.
A partir disso, os jovens serão agrupados em equipes de seis membros, chamadas de “famílias”.  A formação das famílias independe de série de origem e se dará em parte por afinidade, a partir da escolha dos próprios membros, e em parte obedecendo ao diagnóstico. A jornada na escola é integral.
Tudo isso é complementado com muita tecnologia. Todas as dependências do André Urani terão internet sem fio de alta velocidade e cada aluno terá o seu tablet ou netbook. A avaliação será feita semanalmente com o uso de um programa inteligente que propõe questões de diferentes níveis de dificuldade, para garantir a evolução no conteúdo. Caso o aluno não chegue ao resultado esperado, ele receberá uma atenção individualizada.
O projeto Gente tem o apoio do Instituto Natura, da Fundação Telefônica Vivo, Intel, Microsoft, Tamboro, Ensina e Instituto Ayrton Senna.
Vai como dica para Ana Maria Prestes Rabelo, a secretária Municipal de Educação.
Assista ao vídeo produzido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro sobre o projeto GENTE.

Com informações do site PORVIR.