terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Polêmica

O Estado de Goiás divulga as notas do Ideb
nas escolas há dois anos
Foto: Mônica Salvador/SEDUC-GO
Rede estadual de Minas coloca placas nas escolas com notas do Ideb
Até o início do atual ano letivo, cada uma das mais de três mil escolas administradas pelo estado de Minas Gerais vai receber um painel com nota que conquistou no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica  - Ideb. As placas já estão sendo distribuídas e, de acordo com a Secretaria de Educação de Minas Gerais, a escola escolhe o local onde fixar a placa, contanto que seja num ponto em que haja grande fluxo e de fácil visualização.
Essa medida está causando polêmica entre especialistas em educação. Para Ruben Klein, por exemplo, consultor da Fundação Cesgranrio, membro da comissão técnica do Todos Pela Educação e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), a iniciativa pode ser um  desestímulo pois os estudos mostram que as escolas com Ideb baixo normalmente atendem alunos de perfil socioeconômico baixo, vindos de famílias pobres e que dificilmente se engajariam nas mudanças necessárias.
Minas não é o primeiro Estado a adotar a medida. Em agosto do ano passado, a rede estadual de Goiás também afixou placas com as notas do Ideb nas escolas. O município do Rio de Janeiro adota a medida há dois anos e divulga os resultados consolidados do Ideb e do IDE-Rio (avaliação própria da rede), além de expor as metas estabelecidas pela avaliação nacional e municipal.
O Ideb da rede estadual mineira para os anos iniciais do Ensino Fundamental atingiu a nota 6,0 em 2011, média que em que estão os países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e também a meta que todo o Brasil atingir até 2022. Minas Gerais também é o estado que tem a maior porcentagem de municípios com índice igual ou superior a 6 para essa fase da etapa de ensino: 36,7%, taxa que representa 284 cidades. Nos anos finais do Ensino Fundamental, o Ideb da rede é de 4,4, o segundo maior do País (a média nacional ficou em 4,1). Já para o Ensino Médio, é de 3,9, enquanto o índice do País é de 3,7.
Veja a matéria completa no site Todos pela Educação.