sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Funec: de volta com o ensino médio

Prefeitura anuncia 1685 novas vagas na Funec, maioria à noite
Publicado no Diário Oficial do Município de hoje, 4 de janeiro, o edital 001/2013 convocando a realização de processo seletivo para vagas na Funec. Ontem, também no DOC, foi anunciada a reabertura de onze “unidades” da Fundação Municipal de Ensino, que passará a contar com 13 pontos de atendimento. Digo “unidades” com aspas porque, de fato, elas funcionarão, como anteriormente, em regime de coabitação em prédios da rede municipal de ensino.
Das 13 unidades, apenas duas oferecerão a educação profissional de nível médio na forma integrada. Serão oferecidas 175 vagas conforme previsto no planejamento anterior.
Em todas as demais será oferecido o ensino médio regular. Serão 1685 vagas, a maioria no turno noturno, quando é maior a ociosidade da rede municipal.
A notícia responde às minhas indagações em post anterior sobre os rumos da instituição.
Sabemos – todos sabem - que o ensino médio onera os cofres municipais com uma obrigação que cabe, prioritariamente, ao Governo Estadual. Sabemos que não há demanda reprimida na cidade para o ensino médio – que vem sendo adequadamente atendido pela rede estadual, inclusive com o apoio da Prefeitura. Sabemos que o turno noturno não é o mais adequado para estudantes do ensino médio – preferencialmente devem ser atendidos pela manhã. Sabemos que a municipalidade tem deveres a cumprir quanto à universalização da educação infantil. E sabemos, finalmente, que a educação profissionalizante, em suas diversas modalidades, é uma urgência e uma prioridade tanto em Contagem quanto no país.
Assim, resta saber se será possível manter uma política de investimentos na educação de nível médio e, ao mesmo tempo, cumprir com os deveres precípuos à Administração Municipal.
Veja na tabela abaixo, as unidades que serão reabertas, onde irão funcionar e a distribuição das vagas por turno.