terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Denúncia de intolerância religiosa no Brasil cresce mais de 600% em 2012

Mas o aumento da intolerância religiosa é um fenômeno mundial
Ministra Maria do Rosário durante ato
ecumênico de instalação do Comitê
Nacional de Diálogo da Diversidade
Religiosa.
Foto: Ascom SDH/PR
Ano passado, o Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República recebeu 109 denúncias de intolerância religiosa contra as 15 recebidas em 2011.
Parece pouco, mas não é. O crescimento foi de 626% e os números estão longe de corresponder à realidade, conforme admite a própria Secretaria já que o país ainda não conta com mecanismos específicos para receber e encaminhar este tipo de queixa. Com isso, nem todos casos chegam ao conhecimento do Poder Público.
A ministra Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos) assinou hoje, terça-feira (22), portaria que prevê a criação do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa. O órgão, de caráter ecumênico, terá como funções receber denúncias de intolerância religiosa e encaminhar soluções, além de promover políticas públicas de respeito à diversidade religiosa no país.
No Brasil, o alvo são principalmente culturas tradicionais (comunidades ciganas, quilombolas, indígenas e os professantes das religiões e cultos de matriz africana).
Mas várias organizações têm observado o aumento da intolerância também para com os cristãos. Em 2012, a cada cinco minutos  um cristão foi assassinado por causa da sua fé e identidade, segundo dados do “Osservatorio della Libertà Religiosa”, com sede em Roma. Cerca de 350 milhões de cristãos sofrem perseguição ou discriminação religiosa em todo o mundo, conforme relatório produzido pela organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).
Leia a matéria do site da Agência Brasil.
Acesse a matéria Em 2012 mais de 105 mil cristãos mortos pela fé”, no site da Rádio Vaticano.
Acesse o site da organização Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).