quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Capitalismo sem fronteiras

A Estação Espacial Internacional
Foto: Wikimedia Commons
Empresa divulga planos para mineração de asteroides
A companhia Deep Space Industries, Inc., anunciou semana passada planos para começar a mineração em massa de asteroides próximos da Terra. Segundo eles, isso não vai demorar para acontecer.
Já em 2015, daqui há apenas dois anos, pretendem enviar ao espaço pequenas naves sondas para reconhecer os alvos de exploração. Um ano depois, serão lançadas naves para coletar amostras de metais e água. A mineração propriamente dita começará em, aproximadamente, 10 anos.
Além de água, os empresários pretendem extrair platina e outros metais preciosos.
Isso é bastante possível. As tecnologias de sondagem espacial desenvolvidas por agências como a Nasa e a Agência Espacial Europeia têm levado a descobertas surpreendentes.
No final do ano passado, por exemplo, astrônomos do Instituto Max Planck (Alemanha), descobriram indícios da existência de vastas reservas de petróleo na Nebulosa Cabeça de Cavalo, localizada na Constelação de Órion, a "reles" 1.300 anos-luz da Terra.
Além disso, os cientistas já provaram que ouro, platina e outros metais preciosos chegaram à Terra vindos do espaço, numa violenta chuva de meteoros quando planeta tinha apenas 200 milhões de anos.
Some-se a isso os pesados investimentos públicos e privados que vêm sendo realizados, especialmente pelos EUA, na exploração espacial. Ano passado, foi realizado o primeiro voo comercial à Estação Espacial Internacional. A empresa SpaceX levou alimentos para os tripulantes da Estação.  E já andam pensando em voos turísticos.
Convém ficarmos atentos a estas notícias. Além de toda a inovação tecnológica que esses processos envolvem, especialmente com aplicações militares, trata-se de uma nova fronteira de expansão do capitalismo. Um capitalismo que não vai bem das pernas em nosso velho planetinha.
Visite o site da Deep Space Industries, Inc. Vale a Pena.