quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Brasileiro confia mais no STF que na Justiça

A confiança no Congresso, por outro lado, está em baixa
Esta turma está bem na fita
Segundo o Índice de Confiança Social - ICS, do IBOPE Inteligência, o país viu com bons olhos o julgamento (?) do chamado "mensalão" nos últimos meses no Supremo Tribunal Federal.
A confiança da população no STF foi de 54 pontos (em uma escala de 0 a 100), igualando-se ao patamar do sistema eleitoral e superando o Judiciário, que teve índice de 47 pontos.
Foi a primeira vez que o IBOPE pesquisou a confiança no STF.
O ICS mede a evolução da confiança da população em instituições e grupos sociais. Entre as instituições monitoradas estão bombeiros, Forças Armadas, bancos, sistema judicial, governos, partidos políticos, igrejas, imprensa, entre outras.
Nesta medição feita em dezembro de 2012, entre as sete instituições pesquisadas em dezembro, o Corpo de Bombeiros manteve o posto de instituição mais bem avaliada pela população, como ocorre desde 2009, porém com diminuição de 5 pontos nos últimos quatro anos, de 88 para 83 pontos. Já o Congresso Nacional teve o menor índice de confiança: 35 pontos.
Chama a atenção a confiança dos brasileiros nos meios de comunicação, que apresenta queda gradual em quatro anos: 9 pontos, saindo de 71 pontos em 2009 para 62 em 2012.
Tendência similar, porém menos acentuada, foi registrada em outras instituições em julho, quando o IBOPE Inteligência pesquisou a confiança dos brasileiros em 18 instituições (18). São elas: sistema público de saúde (de 49 para 42), governo do município (de 53 para 45), igrejas (de 76 para 71), empresas (de 61 para 57) e bancos (de 61 para 56).

Acesse o site do IBOPE.