sábado, 5 de janeiro de 2013

Brasil possui 13 regiões metropolitanas entre as 300 maiores do mundo

O mapa mostra as 13 regiões metropolitanas
brasileiras listadas pelo Brookings Institution
entre as 300 maiores do mundo
Economia brasileira está  mais descentralizada e mais diversificada
Um estudo realizado pela organização Brookings Institution, com sede Washington, revela que nos últimos 20 anos, o Brasil passou a contar com 13 regiões metropolitanas entre as 300 maiores economias metropolitanas do mundo.
Essas regiões concentram 33% da população brasileira, são responsáveis pela formação de 56% do PIB nacional e, juntas, reúnem metade da população com ensino superior.
O estudo mostra ainda que, apesar da forte concentração da atividade econômica nas regiões litorâneas – apenas as regiões de Manaus e Brasília não estão na costa, vem ocorrendo um processo de descentralização da economia brasileira com a redução do peso das contribuições de São Paulo e do Rio de Janeiro na formação do PIN nacional. Desde 1990, observa o estudo, a participação de São Paulo e do Rio de Janeiro caíram, respectivamente, 1,8% e 1,4%, enquanto as outras 11 áreas metropolitanas mantiveram-se estáveis.
Outro dado importante é a maior diversificação da economia. Entre 1990 e 2012 segmentos como agricultura, mineração, hotéis, serviços financeiros e serviços de informação ganharam mais espaço na formação do PIB nacional, enquanto a indústria de manufatura teve sua participação reduzida de 20% em 1990 para 16% em 2012.
Confira as informações no site Vi Adiante.