segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Boas práticas

Ônibus da Prefeitura de Boston facilita a vida dos moradores
Em Boston, a prefeitura coloca ônibus para atender a população
A Prefeitura de Boston, no estado de Massachusetts, EUA, colocou um ônibus para percorrer os bairros da cidade e facilitar a vida dos cidadãos e cidadãs. O projeto de prefeitura itinerante chamado “City Hall To Go” (algo como a Prefeitura Vai) foi adotado em dezembro do ano passado e oferece serviços como  pagamento de taxas, licenciamento de animais, compra de bilhetes de estacionamento, emissão de certidões de nascimento, pedidos de atestados de óbito e de casamento, entre outros, além de servir para que as pessoas peçam informações ou registrem alguma reclamação.
A proposta favorece aqueles que trabalham longas jornadas, têm problemas de mobilidade, ou ainda vivem no lado “desconectado” da cidade.
A ideia foi desenvolvida, inicialmente, para concorrer no The Mayors Challenge (Desafio aos Prefeitos),  uma competição nacional organizada pela Bloomberg Philanthropies com o propósito de incentivar iniciativas inovadoras na gestão municipal. O prêmio para o grande vencedor é de 5 milhões de dólares, além de outros quatro prêmios de um milhão de dólares.
O  “City Hall To Go” não foi selecionado entre os mais criativos. Mesmo assim, o prefeito Thomas M. Menino decidiu seguir adiante com o projeto e, parece, está indo muito bem.
Boston é uma cidade equiparável a Contagem no que se refere à extensão geográfica (são 232,17 km²) e população  (617.594 habitantes). Contagem ocupa uma área de 195,268 km² e tem uma população de 603.442 habitantes.
Acesse a notícia no site da Prefeitura de Boston.
Acesse o site do concurso Mayors Challenge, da  Bloomberg Philanthropies.