quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Papa critica capitalismo financeiro sem limites

Bento XVI pede uma nova autoridade moral e lança conta no Twitter
O papa Bento XVI agora tem conta no Twitter
Foto: Reprodução da Internet
As novas ideologias consideram o trabalhador independente e seu trabalho como bens menores, como "capital humano", "recurso", parte de uma engrenagem produtiva e financeira que o ultrapassa.
São palavras do Papa Bento XVI durante a audiência que concedeu aos participantes da assembleia plenária do Pontifício Conselho Justiça e Paz.
"A Igreja – continua o Papa – certamente não tem a missão de sugerir, do ponto de vista político e jurídico, a configuração concreta de um tal ordenamento internacional, mas oferece aos que têm esta responsabilidade aqueles princípios de reflexão, critérios de julgamento e orientações práticas que podem garantir o marco antropológico e ético em torno do bem comum”.
Bento XVI, em seu pronunciamento, pediu por uma nova autoridade mundial que vele pela dignidade da pessoa. Há que se reconhecer que a Igreja Católica tem sido, e tomara que continue a ser por muito tempo, apesar de todos os problemas que enfrenta, um ponto de referência no que se refere à defesa dos menos protegidos.
Por falar no papa, o Vaticano anunciou no último dia 3, que Sua Santidade passa a ter uma conta na rede social Twitter. Bento XVI está convencido de que a Igreja precisa usar todos os meios de comunicação a seu alcance para transmitir sua mensagem. Lançada em oito idiomas, a conta já tem mais meio milhão de seguidores, segundo as contas do site Canção Nova. Na versão em português, conferida neste instante, existem apenas 19.504 seguidores – e nenhuma tuitada.
Assista abaixo ao pronunciamento do Papa durante a plenária do Pontifício Conselho Justiça e Paz.
Aos interessados em acompanhar as notícias do Vaticano, o melhor caminho é o Vatican Insider, com textos em inglês, espanhol e italiano. Quando vão colocar os textos em português, idioma majoritário entre os católicos?
Acesse o site Canção Nova.
Acesse (e siga, se for o caso) o Papa no Twitter.