sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Em dez anos, Contagem passou de padrão moderado de crescimento para alto padrão

Índice FIRJAN mostra que maioria dos municípios brasileiros melhorou padrões socioeconômicos
Segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em 2000 Contagem era 488ª cidade mais desenvolvida do Brasil e a 23ª do estado. Hoje, somos a 156ª no ranking nacional – evolução impressionante – e a 12ª do estado.
Esses dados são da quinta edição do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado domingo passado. Os números mostram que Contagem saiu de uma situação de desenvolvimento moderado em 2000 para alto padrão em 2006.
Em 2010, a cidade passou a ser uma das 12 mais desenvolvidas do Estado com a melhoria simultânea das três variáveis avaliadas no IFDM: saúde, educação e geração de emprego e renda. Nas três áreas o índice passou a classificar Contagem como município com alto padrão de desenvolvimento.

 O índice
Além de avaliar cada quesito separadamente, o IFDM estabelece uma média geral e distribui notas que variam de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento. A metodologia estabelece uma classificação em quatro níveis: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4001 a 0,6), moderado (de 0,6001 a 0,8) e alto (0,8001 a 1) desenvolvimento. Os dados utilizados são oficias, baseados em estatísticas produzidas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Brasil
Na última década, a maioria dos municípios brasileiros apresentou uma melhora nos padrões socioeconômicos, embora persistam fortes diferenças regionais. O Sul e o Sudeste, e recentemente o Centro-Oeste, concentram as cidades com alto grau de desenvolvimento, enquanto o Norte e Nordeste ainda reúnem as com índices mais baixos.
O índice apontou que, de 2000 a 2010, mais do que dobrou o número de cidades com patamar considerado moderado, saindo de 1.655 para 3.391 municípios. Ao mesmo tempo, caiu o percentual de cidades na categoria de baixo desenvolvimento, de 18,2% para 0,3%, totalizando somente seis municípios.
Minas Gerais
Minas Gerais aparece pela primeira vez no patamar de alto desenvolvimento no ranquing estadual, em 5º lugar. O IFDM de Minas avançou especialmente no período entre 2009 e 2010, quando passou de 0,7928 para 0,8197 pontos (+3,4%), saindo da classificação geral de moderado para alto. No estado, 80% dos municípios (681 de 851) do possuem índices superiores a 0,6 pontos, ou seja, têm desenvolvimento de moderado a alto.
Superação de décadas de estagnação econômica
A evolução do índice demonstra que o Brasil tem resistido bem os efeitos da crise econômica que, desde 2009 vem se arrastando nos Estados Unidos e colocando em sérias dificuldades os países europeus. Isso se deve às políticas macroeconômicas e de fortalecimento do mercado interno adotadas já no governo Lula e continuadas pela presidenta Dilma. No caso de Contagem, cabe parabenizar a prefeita Marília Campos. A prefeita soube capitalizar as políticas federais e promover grandes investimentos na cidade e vencer décadas de estagnação econômica. Isso foi feito tanto em obras de infraestrutura urbana – que além de melhorar a vida das pessoas, facilitam a atração de investimentos privados – , como em educação e na tão mal falada área de saúde.
Veja a cobertura completa do assunto no site da FIRJAN. Acesse também o site IFDM consultar o gráfico interativo com todos os muncípios, estados e varíaveis.