sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Economia de Contagem - I

Cidade passa a ser a 24ª economia do país
A prefeita Marília Campos está sorrindo à toa. Além de ser prestigiada pelos moradores da cidade (ela tem 75% de aprovação), Contagem exibe músculos robustos na área econômica e pulou de 27º para 24º lugar no ranking dos maiores Produtos Internos Brutos do país. É um término de mandato perfeito.
Os números oficiais do PIB foram liberados pelo IBGE esta semana. As tabelas abaixo mostram o comparativo entre 2009 e 2010 para municípios mineiros e a participação relativa de cada um na formação do PIB nacional.
A primeira boa notícia é que entre os 100  maiores do país, Minas passou a contar com mais duas cidades: Itabira e Sete Lagoas.
Na colocação geral, Belo Horizonte manteve-se em quinto lugar na economia nacional, e em primeiro em Minas. Betim continua com o segundo PIB de Minas e melhorou uma posição no cenário nacional, passando de 16º para 15º lugar. Contagem ganhou três posições no ranking nacional, passando da 27ª para a 24ª posição e voltou para o terceiro lugar no cenário mineiro. Uberlândia manteve-se na 26ª colocação nacional e com o quarto lugar de Minas. Juiz de Fora perdeu espaço no ranqueamento nacional – caiu da 61º posição para o 67º lugar.  Mas persevera como a quinta economia mineira. Uberada, que era a sexta maior economia mineira, agora é a sétima. No ranking nacional, estava em 72º lugar e caiu para 78º. Quanto a Ipatinga, além de passar para o sexto lugar em Minas, melhorou seus números no plano nacional, passando da 82º para a 75º.
Itabira e Sete Lagoas ingressam no clube dos 100 maiores do país ocupando, respectivamente, as 81ª e 98ª posições.